quinta-feira, setembro 06, 2007

Numa Palavra

Fantástico


Muitas outras haveriam é certo, mas fica aqui essencialmente o registo de uma veia tão portuguesa (pouco contemporânea, é certo), de mobilização e espírito de sacrifício e de equipa, quando ele é mais preciso.
Contámos com a ajuda da Croáciá, é certo, mas não posso deixar de frisar o excelente jogo, bem ganho, em todos os aspectos, defesa sólida, ataque por vezes trapalhão (síndrome de quem não frequenta estas paragens, em que a experiência é fulcral), mas essencialmente eficaz.
Destaque para o colectivo, e para mais um maestro, que, ainda que jovem, se pode já juntar à categoria dos talentos, que me tiram do sério, tal é o potencial já demonstrado capaz de deslumbrar os mais cépticos adeptos da modalidade. Falo pois de João Gomes, "Betinho" de quem é conhecida a ainda que breve, experiência, no mundo da liga de Basquetbal Norte Americana.
Proveniente da cantera barreirense, das melhores escolas nacionais a formar basquetebolistas, e acompanhado de uma selecção que convenhamos, não se lhe fica atrás, os Lusitanos, levaram pela primeira vez, o Basquetbal Português a uma posição respeitosa a nível europeu e internacional.

Não havia como não sobressair esta grande vitória do Basquetbal Português, e aqui denuncio provavelmente a minha paixão pela modalidade, como praticante, e interessado nos factos desse mesmo desporto que muitos não entendem, quase nenhuns apoiam, mas os que por entre as dificuldades da sua prática em Portugal vislumbram ainda assim, a sua magia, esses sim entendem, para além da terna satisfação de ver Portugal voar alto, o que se sente com uma notícia destas.

É na adversidade que o mérito toma o seu sabor mais doce, e como nós portugueses, sabemos disso pelos piores motivos, mais vezes do que seria desejável, Parabéns aos corajosos que foram lançados aos grandes tigres mundiais, e saíram da arena de pé.


Vida Longa ao Basquetbal Português.