sábado, setembro 29, 2007

Menezes

A grande conclusao a retirar do advento das directas no PSD é que foram elas que permitiram a vitória de Menezes. Verdadeiramente, nao há outra explicaçao possível. Apoiando-se no vazio de ideias de Mendes, e no seu estilo algo amorfo (na política, no PSD, nao basta postura, meu caro, sao precisos ideias e mesmo alguma genuína emoçao) angariou sabiamente os retalhos do aparelho.

Volto a dizê-lo, sei que parece simplista - foi o aparelho do PSD que ganhou esta eleiçao. É certo que Menezes tem capacidade de agitar os descontentes com Mendes, mas foram os aparatchicks que gravitam sobre as secçoes que convenceram outros e fizeram campanha. Quem se lembra de ideias realmente diferentes? Quem vê tal aurora de novidade em Menezes? Quem é tao vingativo que despreze o país por causa de Lisboa? Nao, foi o aparelho, com um poder como nunca teve antes. E fica a questao se é mais fácil manipular delegados a congresso ou os militantes de cada secçao. Assusta-me pensar nas contrapartidas - nao há almoços grátis...

Como disse, e bem, o PGuerra, o partido só tem a perder com o modelo das directas. Quando as pessoas se desinteressam (e desinteressam-se nas directas) pode acontecer o pior. E depois, nao há democracias absolutas, seriam um desastre. Qual é aquela palavrinha que se segue a "democracia"?... Pois é - representativa.

Honestamente, gosto muito mais de alguma criatividade de Menezes do que da banalidade de Mendes. Para mais tem a legitimidade, que há que respeitar, de obra feita. Mas o problema é que ele evolui para o temperamental, e mesmo para o "missionário" da naçao. Isso é bastante perturbador. Tinha a esperança pessoal de que Mendes, com uma postura mais correcta para o PSD nacional, se "fizesse" mais tarde, rodeado das pessoas certas.

Menezes estará sempre a prazo. Primeiro porque deve benesses ao aparelho - teve consigo o pior PSD. Depois porque criticou a oposiçao de Marques Mendes, e a sua será também criticada sem perdao. O que irá entao acontecer naturalmente? A vitimizaçao, pois claro.

Como é dito neste blog, alguns baroes do PSD estavam à espera que Mendes saísse para agir. Agora vao ter de esperar muito mais. E o país, pode esperar sem desesperar?