terça-feira, outubro 23, 2007

Europa

O novo tratado europeu vai ser assinado em Lisboa. Bem, acho agradável que seja assinado em Lisboa, contudo, o que me interessa é a substância e essa não me agrada.
Por formação académica devo estar incluido naquele lote de 0,01% da população portuguesa que tem alguma ideia do que se trata. Para a maioria é mais uma treta dos líderes europeus que não lhes aquece nem arrefece, mas deveria...
Um tratado com este conteúdo deveria ser referendado, pelo menos em Portugal, que nunca referendou nada. Pelo menos tal consulta um mérito teria, o do maior esclarecimento da população e o formar de novas consciências para o que se avizinha. Até aqui a Europa foi dando pequenos passos federalistas, agora não foi dado um passo, mas antes um salto nesse sentido. O problema é que em Portugal não se discute a Europa, espera-se apenas que venham os milhões e mais nada. É grave. Dentro de 20 anos quando votarmos para as eleições legislativas, a pergunta não vai ser em quem votar, mas sim para quê votar. Tudo virá de fora, e aí vai ser o toma e não discute...
Já estou a ver daqui a 20 anos um ZÉ qualquer num café de Lisboa a comentar com o seu camarada, afinal não foi tão porreiro pá.

PS: A não perder o artgo do JPP de sábado no Público. Não sou tão radical como ele, mas muitas ideias do que penso estão lá.