domingo, março 30, 2008

[Recovered] Olivus 2007: Publicidade

Faltou-me atribuir um prémio ao passar o ano. Faço-o agora, malgrado o grande atraso. Mas, sendo esta a primeira vez que os prémios são atribuídos, e, especialmente, tendo o regulamento sido da minha lavra, não há problema.

Julgar anúncios não é fácil, há anúncios muito bons em várias vertentes, seja no seu humor, seja no "faro", no apanhar do "não dito" da sociedade portuguesa. Por exemplo, ao longo do ano passado, a senhora que foi responsável pelas várias campanhas do BES (o burro Euribor, etc.) esteve, a meu ver, brilhante. Teve ainda o discernimento de ir buscar o Pedro Górgia para um anúncio, ele que tem o que eu chamo de "humor inerte" - só olhar para ele dá vontade de rir.

Também, mais recentemente, esta campanha do Pingo Doce, em rebelião contra os cartõezinhos, pontinhos, descontinhos, papelinhos, e promoçõezinhas foi um "ovo de Colombo" - é claro que as pessoas não têm capacidade, nas suas vidas de trabalho e stress, de acomodar esses regulamentos estapafúrdios. Experimentem dar-lhes honestidade e constância, "for a change". Igualmente brilhante.

Mas, claro, o anúncio que eu elejo para me lembrar de 2007 peca por ter passado muitas vezes na televisão por alturas do Natal, o que vicia um pouco a memória. Para mais, está um pouco banalizado pela repetição. Ainda assim, o anúncio do perfume "Armani Code" é a minha escolha para o ano que passou. Curto, seco, mas insinuando tudo - Armani, nem mais. Consegue-o mercê da combinação coreográfica de toques, olhares, e pontos da música de fundo. Mercê dos olhos verdes da bela modelo sueca Mini Anden ao som do empolgante "Scandalous". A mensagem e a intensidade fechadas, condensadas em poucos segundos. Como o esplendor de um perfume condensado num frasco.




(Mini Anden)