segunda-feira, agosto 11, 2008

Lawlessness: A Miséria Humana

Hesitei muito em falar de temas como este no blog. Não é a sua vocação natural. Mas perdoem-me, peço-vos, esta excepção.

O rapaz que vocês vêem nesta foto acabou de apunhalar a namorada. Está coberto de sangue, e rodeado de polícias. "Game over... So it ends" a foto parece dizer. O fim chegou. Que ele tenha ódio de si e isso seja castigo suficiente ou não é uma outra questão. O que se está a passar em Portugal, neste momento, numa sociedade que se demite a todos os níveis - isso sim, é preocupante.

Vem aí um Setembro muito complicado, muito duro. Para ninguém menos que José Sócrates. É neste Verão, com um assalto violento a um banco, com um assassínio brutal a uma namorada (estamos a falar de um ser humano, português, rapariga e inocente que mancha a camisa deste rapaz), com um tio que mata a sangue-frio o sobrinho em Olhão, que Sócrates começa a perder as eleições.

Há fenómenos que são de desespero generalizado, internacional. Outros que têm origem nacional. Sócrates está a esquecer-se dos segundos. Este é o Verão que marca o fim da era do 'Menino de Ouro'.

Atenção, porém. Nunca direi que Sócrates é mal-intencionado, que não quis bem aos seus compatriotas. E nunca direi que não tem boas decisões políticas. Mas... não é tão vertebrado quanto seria necessário. Não tem trigo e joio, não tem castigo - espera que as coisas aconteçam somente pela positiva. Será sempre, para mim, um primeiro-ministro esforçado. Mas que nem a esforço consegue ser um líder de um país. Porque há parte de ser líder que não é uma questão de esforço.