domingo, março 16, 2008

Histórias de Itália IV

Passávamos pela noite de Florença, em busca do restaurante que nos haviam recomendado. Chegámos a uma praça, numa zona mais distante, mas que eu tive a estranha impressão de já termos visitado. Seria da noite, talvez. Não a reconheceria bem a esta hora, pensei.

Mas... havia uma igreja imponente, e nós tínhamos por regra, até então, visitado todas as igrejas daquele calibre. Àquela não tinha memória de ter ido. Não podia ser. Foi então que olhei para a estátua de Dante e me ocorreu: o "Tuttodante"! Sim, o programa de televisão, apresentado por Roberto Benigni, que passou na Rai, e que eu vira, na recôndita aldeia portuguesa, para treinar o meu italiano. Estava incrédulo com a coincidência. Tive que ir perguntar logo a um senhor que passava. Que sim - que ali, na praça, estavam as pessoas sentadas, e aqui, em frente à igreja, estava o palco e a loquacidade de Benigni, na explicação do clássico "Divina Comédia". Fantástico. Pensar que, apenas duas semanas antes, eu estava a ver aquele programa na televisão, numa aldeia que até há poucos anos nem estrada alcatroada de acesso tinha. É a globalização, deveras. Fantástico...


Aqui vos deixo as fotos deste feliz encontro (nem sequer havíamos planeado visitar a dita praça, não fora pelo restaurante), e um vídeo da leitura de Benigni (o italiano, sendo italiano literário, é especialmente rarefeito, só incluo o vídeo pelas imagens da praça ao princípio).



E aqui terminam as pequenas histórias, publicáveis, de Itália.